Fernandes Gonçalves, Filomena
![]() |
Filomena Fernandes Gonçalves [Flora] (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e Mestranda em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. As suas linhas de investigação abarcam temas relacionados com a Literatura Comparada, a Literatura Gótica, a Antropologia, a Religião, o Cinema, a Arte. Tem mais de 30 anos de experiência docente em Língua Inglesa, Português, Literatura Portuguesa e Português Língua Não Materna. Faz parte da bolsa de corretores de Exames Nacionais de Português, 12º ano, e é Coordenadora do Ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, concelho do Seixal. Foi Orientadora de Estágio do Ramo Educacional com a Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi Tutora com a AFS Interculturas e participou no programa europeu Visual Approximation to European Poetry. Tem realizado vários workshops sobre Provérbios do Mundo, articulando a Literatura Oral com a Arte, em várias escolas dos concelhos de Almada e Seixal, no âmbito do PLNM e das atividades do Clube de Ilustração ESARS. Foi a organizadora dos Encontros de Professores de PLNM-ESARS, sobre o ensino do Português como Língua Veicular de Comunicação Interdisciplinar e para a divulgação do projeto Diversidade Linguística, em colaboração com o Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) e com a Professora Doutora Maria Helena Mira Mateus. É autora de artigos ligados ao ensino do PLNM, no âmbito da Formação de Professores, para as revistas ALMADAFORMA e proFORMAR. É coautora do artigo em publicação Marriage, love and women in the Middle Ages, a propósito da ligação literária e histórica entre Portugal e Castela, no reinado de Afonso XI de Castela e da sua relação matrimonial com Maria de Portugal. Foi encenadora da peça Alheado, inspirada no texto do semi-heterónimo de Fernando Pessoa, Bernardo Soares, intitulado “Na floresta do alheamento”, em colaboração com o Projeto Magnólia. É coautora da peça inédita ARTejo. Atualmente, investiga a aproximação literária do autor brasileiro Gastão Cruls à Literatura Gótica e ao Neofantástico. https://www.linkedin.com/in/filomena-fernandes-flora-40215757/. |
Fernández Durán, María José
![]() |
Maestra especialista en inglés como lengua extranjera dispone de un máster Universitario en Enseñanza Bilingüe para la Educación Primaria y Secundaria. Cuenta con 3 años de experiencia en centros educativos de Reino Unido en todas las etapas de Ed Infantil, Primaria y Educación para adultos. Es actualmente la Coordinadora Bilingüe y coordinadora de programas Europeos (eTwinning, Erasmus+ acción clave 101 y acción clave 219) en un centro Bilingüe de Extremadura. |
Fernández Gallego, Ana
![]() |
Profesora de Inglés en Educación Secundaria en Extremadura, apasionada de las metodologías activas (ABP, TPRS-CI…) con gran protagonismo de las nuevas tecnologías y las redes sociales. Instagram: @allthings_ana Correo y canal de YouTube asociado: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. Otra cuenta de correo y canal de YouTube asociado: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. |
Fernández Martín, Francisco D.
![]() |
Profesor Titular de Universidad, Universidad de Granada. |
Fernández Portero, Ignacio
![]() |
Ignacio Fernández-Portero (PhD) es profesor Ayudante en la Facultad de Formación del Profesorado de la UEx. Es miembro del Departamento de Filología Inglesa y pertenece al Grupo de Investigación Interdisciplinar en Educación de dicha universidad. Sus principales líneas de investigación son: educación bilingüe, educación inclusiva, diseño curricular y formación del profesorado. |
Ferreira Pinto, Manuela
![]() |
Está a cargo de la cooperación educativa y lingüística en el Institut français d’Espagne desde septiembre 2016. Anteriormente, fue responsable del departamento de lengua francesa del Centre International d’études pédagogiques (CIEP, Sèvres, France) durante 12 años y se encargó de políticas lingüísticas y de formación del profesorado. Licenciada en Didáctica de las lenguas y de las culturas en la universidad la Sorbonne (Paris). |
Fields, Donna
![]() |
Donna Fields (Ph.D.), author, professor at the International University of Valencia, a collaborator with Oxford University Press, consultant to the BEDA organisation in Spain, and expert teacher-trainer for such international organizations as Educluster, Finland and the Departments of Education in Helsinki (Finland), Guadalajara (Mexico), Valencia and Cataluyna (Spain). She specialises in the CLIL approach, Phenomenon-Based Learning and EFL innovative practices. |
Francisco Déniz, Sergio David
![]() |
Doctor, imparte Didáctica de la Lengua y la Literatura Inglesa en la Facultad de Educación de la Universidad de La Laguna. Miembro del Grupo de Investigación en Educación Plurilingüe (GIEP) Línea de investigación: Educación bilingüe, Competencias Clave, Project Based Learning (PBL) y Tasked Based Learning (TBL), Evaluación Competencial/Formativa Correo institucional: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. |
Página 67 de 81